d) PROPOSTA DE DIREÇÃO

Direção Geral: neste filme, seguimos uma linha de decupagem que vai ao encontro da obra de dois cineastas contemporâneos.

O estadunidense Todd Solondz, diretor de “Felicidade” (1998) e “Palíndromes” (2004), que discute em seus filmes os padrões de felicidade e beleza impostos na sociedade.

O sueco Lukas Moodysson, diretor de “Bem Vindos” (2000) e “Para Sempre Lilya” (2002) que aborda as contradições do comportamento humano e os problemas do cotidiano.

A partir dessas duas referências, BULIMIA aborda as exigências da sociedade no cotidiano de uma adolescente. Com um olhar comportamental e questionador, explora os valores e desejos dessa adolescente para (re)criar um universo próprio de desafios e conquistas.

Direção de Fotografia: utilizaremos apenas fontes de iluminação diegéticas como janelas, lustres e abajures. Isso significa uma fotografia em sintonia com a cenografia e com a escolha das locações. Ou seja, definidas as luzes diegéticas utilizadas em cada locação, é possível explorar ângulos de câmera e o posicionamento dos atores nas cenas sem ter que transportar refletores, fios e material elétrico. O resultado é a continuidade fotográfica do espaço, além da agilidade e qualidade da iluminação.

Estrutura de Roteiro: foi pensada uma forma em que as mudanças de cena fossem quase imperceptíveis. Por exemplo, no final da Cena-16, a protagonista está no BANHEIRO quando coloca os fones nos ouvidos; e no começo da Cena-17, a protagonista ajeita os fones nos ouvidos quando está na RUA. Essa mudança de tempo e espaço é possível pelo uso do recurso técnico conhecido como “Match Cut” e pela estrutura interligada das cenas. Todo esse trabalho funciona para propiciar uma profunda imersão do espectador na história da protagonista.

Tecnologia Empregada: por benefícios como a versatilidade durante as filmagens, praticidade na edição do material e agilidade na finalização, escolhemos filmar em digital.

Decidimos usar a câmera da “RED” em 4K. O melhor da tecnologia digital no mundo. Isso significa uma imagem digital com qualidade equivalente a uma película de 65 mm ou a uma película 35 mm de grãos finos. Mais informações em: http://www.red.com/cameras/technology/
Além de uma redução geral dos gastos, hoje, conhecer profundamente a linguagem digital tem se tornado um pré-requisito para filmes com qualidade internacional.

Proposta de Som: Construir um ambiente sonoro harmônico entre melodia e trama que transmita sensações, emoções e idéias. Criar trilhas originais a partir de uma pesquisa no repertório musical dos adolescentes da geração atual. De maneira a acrescentar, com suas letras e melodias, informações complementares à imagem e ao diálogo.

Direção de Ator: Desenvolver as expressões das personagens e suas diferentes personalidades. De maneira sutil e delicada, estabelecer um elo de identificação com o público diante da BULIMIA e suas implicações.

Produção: Com apenas três locações principais, filmaremos os blocos na seguinte ordem: casa, rua e escola. A casa será alugada por dezesseis (16) dias, sendo que os primeiros sete (7) dias serão destinados à preparação dos atores, de toda a equipe e da cenografia. Os demais nove (9) dias serão de filmagens.

Considerações Finais: A Bulimia é um distúrbio alimentar muito complexo que envolve fatores biológicos, psicológicos, familiares e culturais.

Realizar o filme BULIMIA é um importante passo na abordagem dessa questão polêmica e pouco conhecida. Uma questão de saúde que tem se tornado presente em todas as classes sociais, países e faixas etárias. Assim, o título do filme é direto e claro: BULIMIA.

Entendemos o curta-metragem BULIMIA como uma pesquisa de linguagem, um estudo de mercado e de público. Pois é necessário aprofundar ainda mais o que sabemos sobre a Bulimia e colocar essa informação a disposição da sociedade. Por isso, vale mencionar, que o objetivo final desse projeto de curta-metragem é o desenvolvimento de um longa-metragem sobre a temática da Bulimia.

Roteiro, fotografia, arte e som estão a serviço da imersão do espectador, ou seja, o momento em que esquecemos estar em uma sala de cinema e nos projetamos para dentro do filme. Em função disso, cada uma dessas áreas foi pensada em conjunto com a próxima, numa complexa tarefa de escrever e reescrever o roteiro a cada alteração da fotografia, a cada mudança da arte e nas alterações da trilha sonora.


Acreditamos todos que teremos um ótimo filme.

Nenhum comentário: